Jornal Estado de Minas

Saída de Mandela do hospital revela progressos, afirma Zuma

Presidente sul-americano saudou retorno de Madiba ao lar. Ex-líder ficou internado por três meses

AFP

Ex-presidente sul-africano deixou hospital de Pretória no último domingo, 1 - Foto: DEBBIE YAZBEK / MANDELA FOUNDATION / AFP


O presidente sul-africano Jacob Zuma saudou o retorno para casa, no domingo, de Nelson Mandela, após três meses de internação e considerou que isto reflete os progressos do ex-presidente. "Estamos muito felizes de que tenha deixado o hospital, o que reflete progressos", declarou o chefe de Estado. "Permanece em estado crítico, mas estável, e reage ao tratamento", completou.  "Somos conscientes de que é muito idoso e que não está bem, mas estamos muito felizes de que tenha voltado para casa", disse Zuma.
O ex-presidente sul-africano Nelson Mandela, de 95 anos, deixou no domingo a clínica de Pretória para continuar recebendo o mesmo tratamento intensivo em casa, na zona norte de Johannesburgo. O pai da nação sul-africana e líder da luta contra o regime racista do apartheid foi internado em 8 de junho por uma doença respiratória recorrente.

Madiba, o nome de seu clã e pelo qual é chamado de maneira carinhosa pelos compatriotas, enfrentou vários problemas de saúde nos últimos anos.

Os problemas pulmonares estão provavelmente relacionados às sequelas de uma tuberculose contraída durante os anos na prisão de Robben Island, onde passou 18 dos 27 anos de detenção.