Jornal Estado de Minas

Ativistas gays pretendem se reunir com Obama na Rússia

Grupo protesta contra leis anti-gay sancionadas pelo país de Vladimir Putin durante reunião do G-20, que acontece esta semana

Agência Estado

Presidente Obama se mostrou contrário à lei anti-gay aprovada pelo Parlamento russo recentemente - Foto: JIM WATSON / AFP

Ativistas dos direitos de lésbicas, gays, bissexuais e Transgêneros informaram que foram convidados para se encontrar com o presidente Barack Obama às margens da reunião do Grupo dos 20 (G-20), que acontece nesta semana na Rússia.

Obama e seu governo expressaram preocupação com uma lei, recentemente aprovada pelo Parlamento russo, que tem como alvo o que chamam de "propaganda homossexual".

Igor Kochetkov, da LGBT Network, disse à Associated Press nesta terça-feira que sua organização foi convidada a se encontrar com Obama em São Petersburgo na quinta-feira e que ele participará da reunião. O grupo de defesa Coming Out, sediado em São Petersburgo, também foi convidado, mas ainda não decidiu se irá comparecer.

A Casa Branca não fez comentários sobre a reunião, mas Obama frequentemente se reúne com grupos da sociedade civil quando viaja para o exterior.