As revelações do ex-consultor de inteligência Edward Snowden provocaram um debate necessário sobre a inteligência americana, mesmo que elas tenham comprometido a segurança nacional, declarou nesta quinta-feira o chefe de espionagem de Washington.
"Detesto reconhecer, mas acredito que o que aconteceu provocou algumas discussões e um debate que, na verdade, eram provavelmente necessários", reconheceu o diretor de Segurança Nacional, James Clapper, em entrevista coletiva sobre as revelações do ex-consultor da NSA.
Clapper disse que a discussão pública, examinando o equilíbrio entre a capacidade de espionar e o direito à privacidade, "provavelmente" deveria ter acontecido antes.
"Em consequência, se há um lado bom nisso, provavelmente é isso", comentou, ao se referir aos vazamentos de Snowden para a imprensa.
Essas declarações foram as primeiras de um funcionário de inteligência de alto escalão a considerar os vazamentos como a origem de um debate útil.
Desde o início desse processo, Snowden é considerado um traidor por vários congressistas e autoridades do governo americano. Ele teria prejudicado os interesses dos Estados Unidos e colocado a vida dos espiões no terreno em perigo.