Os papas João Paulo II e João XXIII devem ser declarados santos em 27 de abril de 2014, segundo um anúncio feito pelo papa Francisco nesta segunda-feira em uma reunião com cardeais no Palácio Apostólico.
Leia Mais
João Paulo II e João XXIII serão canonizados em cerimônia conjuntaConheça João XXIII, "o Papa bom" ou pai da Igreja modernaEm julho, o papa Francisco disse que ele canonizaria dois dos papas mais influentes do século XX juntos, ao aprovar um milagre atribuído a João Paulo II e ao entender que, devido às ações e postura de João XXIII, ele não precisaria da aprovação de um ato miraculoso.
Francisco reconheceu um segundo milagre de João Paulo II, depois do parecer favorável da Congregação para as Causas dos Santos.
Em 2005, durante o funeral de João Paulo II, a multidão gritou várias vezes: "Santo Subito!" (Santo Já!), levando o Vaticano a acelerar os procedimentos necessários à canonização, que são iniciados, normalmente, cinco anos após a morte.
João XXIII ficou na história como o papa que promoveu o Concílio Vaticano 2º (1962-1965), revendo os rituais e doutrinas da Igreja, e defendeu a aproximação a outras religiões.
Muitos comparam o papa italiano, que morreu em 1963, com o atual líder da Igreja Católica pelas semelhantes atitudes pastorais: humildade, simplicidade e sentido de humor.
Os participantes do Concílio Vaticano 2º, em 1965, já tinham pedido a canonização do papa João XXIII, a quem pretendiam homenagear por conduzir a Igreja para tempos modernos.