O videogame FIFA 2014 e os consoles Playstation 4, da Sony, e Xbox One, da Microsoft, são as estrelas da feira Brasil Game Show (BGS), em São Paulo, a maior da América Latina, que espera receber mais de 150.000 visitantes e realizar um volume de negócios de US$ 30 milhões.
"Temos muitas novidades este ano: o Playstation 4, o Xbox One, o jogo de guerra Battlefield 4 e o jogo de futebol FIFA 2014, sucessor do FIFA 2013, o mais vendido no ano passado no Brasil", disse à AFP Marcelo Tavares, criador e diretor da feira.
A BGS, maior feira de jogos eletrônicos da América Latina, abrirá as portas ao público este sábado na Expo Center Norte, de São Paulo, e fechará na terça-feira.
Entre as novidades também estará o tablet Razer Edge e o console RetroN 5, dedicado aos nostálgicos, porque roda jogos de Super Nintendo, Mega Drive e Game Boy, entre outros sistemas.
Entre os jogos, outro tesouro é Just Dance 2014, o Batman Arkham Origins e o Assassin's Creed 4.
Faltando meses para a realização da Copa do Mundo no Brasil, a feira organizará torneios do game FIFA 2014 e do popular jogo online League of Legends, com jogadores brasileiros e de outros países latino-americanos.
"Para termos uma ideia, haverá quase cem lançamentos e novidades", insistiu Tavares.
Os consoles de Microsoft e Sony começarão a ser vendidos em novembro.
Nos galpões do BGS são travadas guerras, disputadas partidas de futebol, corridas em alta velocidade e lutas de piratas. Centenas de fãs de games conseguiram entrar um dia antes da abertura para ver em primeira mão as novidades e jogar nos novos consoles.
"Dedico quatro horas do dia aos videogames, além de estudar e trabalhar", contou à AFP Caíque Baval, de 20 anos, enquanto se preparava para o torneio FIFA 2014, jogando com o Real Madrid.
Este game, que já tem duas décadas e é lançado na versão 2014, é considerado um dos mais realistas. Tanto assim que, se um dos jogadores se machuca, não aparece disponível, contou à AFP um representante da empresa que o vende no Brasil.
Brasil, um 'top 5'
A primeira feira BGS foi realizada em 2009 em um ginásio esportivo de Niterói, região metropolitana do Rio de Janeiro. Durou um dia, teve 4.000 visitantes e cerca de 20 expositores.
Mas a feira cresceu, apareceu e mudou-se para São Paulo. Na edição deste ano, há mais de 150 expositores cadastrados e mil visitantes estrangeiros, entre desenvolvedores de jogos, empresários e fãs.
"É uma oportunidade de fechar negócios e uma vitrine do mercado brasileiro, que está crescendo muito", afirmou Tavares.
No ano passado, a venda de consoles cresceu 43% com relação a 2011 e a de títulos de jogos, 99%. "Esperamos que pelo menos nos próximos cinco anos este ritmo se mantenha", acrescentou o diretor da BGS.
Segundo dados da feira, há 45 milhões de pessoas que jogam 'videogame' no Brasil, cerca de 20% da população.
O Brasil é a sétima economia do mundo e a maior da América Latina.
"Para a Microsoft, o mercado brasileiro está entre os 'top five'", disse à AFP Francisco Simon, diretor de vendas e marketing para varejistas dessa companhia no Brasil.
O console Xbox One que será vendido no Brasil será produzido no país, confirmou a empresa. Seu preço de venda deve chegar a R$ 2.299, mais caro que nos Estados Unidos.
Simon explicou à AFP que se o console não fosse produzido localmente, seria muito mais caro. O Brasil integra o grupo de 13 países onde o Xbox One será posto à venda, em 22 de novembro.
Os consumidores brasileiros denunciam que este tipo de produto costuma ser mais caro aqui, por causa dos altos impostos. Estima-se que o console Playstation 4 (PS4), que será comercializado a partir de 29 de novembro, vá custar R$ 4.000.