O rock perdeu neste domingo, 27, o guitarrista e líder da banda de rock Velvet Underground, Lou Reed. A morte do músico de 71 anos foi anunciada pela revista de entretenimento Rolling Stone, no início da tarde. Segundo o agente do artista, Reed faleceu por complicações hepáticas. Reed havia passado por uma cirurgia de transplante de fígado, em maio deste ano.
Leia também: Lou Reed: O homem que não amou o sol
Poeta urbano e guitarrista, Lou Reed demonstrou como poucos a dureza, a tristeza e o romantismo da vida nas grandes cidades, dando espaço em suas canções até para os marginalizados, como os homossexuais e os drogados.
Produzido em 1967 pelo celebrado artista plástico Andy Warhol, 'The Velvet Underground & Nico', o primeiro álbum da banda que formou junto com John Cale e no qual cantou, a princípio, com a modelo e musa Nico, é considerado uma das obras-primas do rock.
Música perde Lou Reed, uma de suas figuras mais polêmicas e influentes
O álbum inclui canções como 'I'm Waiting for the Man' (sobre um jovem que espera a chegada do traficante), 'Sunday Morning' (que evoca a desolação da manhã após os excessos da noite anterior) e 'Heroin', hino à droga cuja dependência levaria muitos de sua geração.
Após a separação da banda, no começo dos anos 1970, Lou Reed começou uma carreira solo e em 1972 lançou seu disco mais famoso, 'Transformer', no qual se destaca a faixa 'Walk On the Wild Side', um convite a viver a uma vida de excessos e que celebra os travestis e os homossexuais.
'Satellite of Love' e 'Perfect day' são outras duas grandes canções deste álbum, regravadas por muitas bandas, sendo que a última integrou a trilha sonora do filme 'cult' Trainspotting (1996), do diretor escocês Danny Boyle. A 'Transformer' se seguiram outras obras muito conhecidas como 'Berlin' (1973) e 'Coney Island Baby' (1976).
Nos últimos anos, Lou Reed estava dedicado a vários projetos ecléticos, como uma colaboração com a banda Metallica e um livro de poesias inspirado em 'O Corvo', do escritor americano Edgar Allan Poe.
Lou Reed sofreu graves problemas de saúde nos últimos tempos, que o levaram a fazer um transplante de fígado em maio passado em uma clínica de Cleveland (Ohio, norte dos Estados Unidos).
Reed "estava morrendo", teria dito na ocasião Laurie Anderson, ao comentar a operação, admitindo não saber se seu marido conseguiria se recuperar completamente.
Veja a performance ao vivo de Lou Reed em 'Walk on the wild side':