Jornal Estado de Minas

Simpatizantes de Bo Xilai criam partido político na China

AFP

Simpatizantes do político comunista Bo Xilai, condenado por um escândalo de corrupção, criaram um partido político na China, país onde existe apenas o Partido Comunista.

O novo partido se chama Zhi Xian (Constituição Suprema) e Bo xilai foi nomeado presidente vitalício, anunciou a professora universitária Wang Zheng, uma de suas fundadoras.

Wang não informou se Bo Xilai deu seu aval para a fundação do partido.

Segundo a professora, o partido foi criado na última quarta-feira, antes da abertura da convenção do Partido Comunista Chinês (PCC), que acontece em Pequim.

As autoridades chinesas têm minado desde sempre qualquer tentativa de criação de novos partidos na China, onde o Partido Comunista tem monopólio da vida política.

Mas Wang, professora do Instituto de Economia e Administração de Pequim, disse não ter medo de ser presa.

"No início o Instituto tentou me dissuadir da ideia, mas eu resisti", explicou.

Segundo Wang, o objetivo do novo partido é "proteger a autoridade da Constituição".

Em tese, a Constituição garante a liberdade de expressão e de reunião na China, um país que não hesita em silenciar seus dissidentes com penas de prisão.

Ambicioso, carismático e visto como adversário político do atual presidente Xi Jinping, Bo Xilai, ex-membro do corpo político do Partido Comunista, foi condenado no final de outubro à pena perpétua por corrupção e abuso de poder.

Wang acredita que o processo de Bo não correu em conformidade com a lei. Ela não quis informar quantas pessoas fazem parte do novo partido, mas disse que os membros tentariam fazer "um encontro nacional" em seis meses.