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Estado de Minas

Avião que caiu na Rússia havia sofrido grave acidente em Confins


postado em 18/11/2013 08:37 / atualizado em 18/11/2013 19:18

Avião fazia o voo Rio de Janeiro-BH e realizou um pouso forçado no aeroporto de Confins. No momento da aterrissagem o trem de pouso se recolheu e provocou o impacto do motor contra o solo. Os passageiros e tripulantes tiveram que deixar o avião pela saída de emergência(foto: Michele Tancman Candido da Silva )
Avião fazia o voo Rio de Janeiro-BH e realizou um pouso forçado no aeroporto de Confins. No momento da aterrissagem o trem de pouso se recolheu e provocou o impacto do motor contra o solo. Os passageiros e tripulantes tiveram que deixar o avião pela saída de emergência (foto: Michele Tancman Candido da Silva )

O avião que caiu no domingo no aeroporto de Kazan, na Rússia, havia pertencido durante 23 anos a sete companhias aéreas, entre elas a Rio Sul, com a qual sofreu um grave acidente no Brasil em 2001, segundo a imprensa.

A Boeing 737-500, procedente de Moscou, caiu no domingo à noite no aeroporto de Kazan e pegou fogo. Os 44 passageiros e seis membros da tripulação morreram no acidente.

A aeronave da companhia russa Tatarstan, que fez o primeiro voo em 1990, teve como primeiro proprietário a companhia aérea francesa Euralair Horizons, que fechou em 2005, e a Air France durante três anos, segundo o site AirFleets.fr.


Passou então ao controle da Uganda Airlines durante quase cinco anos e depois, durante três anos, pertenceu à brasileira Rio Sul. Depois passou pela romena Blue Air e pela Bulgaria Air, antes de ser adquirida pela russa Tatarstan.


Em dezembro de 2001, quando pertencia à Rio Sul, sofreu um grave acidente durante o pouso no aeroporto de Confins, na Grande BH, que não provocou vítimas, segundo a agência Itar-Tass, que cita a imprensa brasileira.

Sob forte chuva, o avião, que transportava 108 pessoas, tocou no solo antes da pista, subiu e voltou a cair brutalmente na pista, quando parte do trem de pouso quebrou. A aeronave deslizou sobre o motor situado na asa esquerda durante 1,7 km antes de parar. O avião passou por profundos reparos antes de voltar a ser colocado em serviço.


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