Um colecionador sul-africano leiloará na próxima quarta-feira em Johannesburgo um lote de 79 fotografias, lembranças e documentos assinados pelo ex-presidente Nelson Mandela, informou nesta quinta-feira a empresa Stephan Welz & Co.
O comprador, que deverá levar todo o lote oferecido a 800.000 rands (59.000 euros), também irá se apoderar de vários momentos históricos da vida de Mandela, todos assinados e frequentemente acompanhados por um certificado de autenticidade.
Leia Mais
Obama verá o filme "Mandela" na Casa BrancaGrupo que tentou matar Mandela em 2002 pega 35 anos de prisãoPresidente francês visita casa e fundação MandelaSímbolo mundial na luta pela paz, Nelson Mandela morre aos 95 anos na África do Sul"Todas estas peças foram acumuladas por 14 anos e foram compradas", declarou à AFP Stefo Tufegdzic, um funcionário da empresa vendedora, que afirmou que "é provavelmente a maior venda de lembranças vinculadas a Mandela".
O leilão irá ocorrer no dia 27 de novembro às 17h00 GMT (15h00 de Brasília). O nome do colecionador, que destinará "uma pequena porcentagem dos lucros a obras de caridade", permanece em segredo. Nelson Mandela, que atualmente tem 95 anos, vive novamente em sua casa de Johannesburgo, com atendimento médico permanente depois de permanecer hospitalizado de 8 de junho a 1 de setembro deste ano depois de uma recaída de sua infecção pulmonar e provavelmente de outras complicações.