Jornal Estado de Minas

Avião cargueiro erra de aeroporto e faz pouso inesperado nos EUA

Boeing 747 Dreamlifter surpreendeu funcionários de um pequeno aeroporto no Kansas nesta quinta-feira, 21

AFP

Aeroportos menores não são projetados para receber jumbos como o Dreamlifter. Modelo que aterrissou no Kansas é um dos quatro existentes no mundo - Foto: REUTERS/Anthony Bolante/Files
Depois de um pouso inesperado em um pequeno aeroporto no Kansas, um Boeing 747 Dreamlifter foi autorizado a levantar voo nesta quinta-feira, logo que as condições climáticas permitirem, declarou a porta-voz da autoridade aeroportuária local.

Um dos quatro existentes no mundo, o avião cargueiro gigante havia decolado do Aeroporto Internacional JFK, em Nova York, com destino à Base da Força Aérea McConnell, em Wichita, também no estado do Kansas, quando pousou na quarta à noite perto do Aeroporto Coronel James Jabara, aparentemente por erro.

Os aeroportos menores não são projetados para receber jumbos. "Não sabemos por que ele pousou no aeroporto Jabara, no lugar do McConnell", disse a porta-voz da Autoridade Aeroportuária de Wichita, Valerie Wise. "O avião pousou com segurança às 9h30. Não houve danos à aeronave, nem ao aeroporto", acrescentou.

A companhia Atlas Air, que opera o avião, levou um reboque para o local para mudar a posição do aparelho, e seus engenheiros avaliaram se poderia decolar novamente. "Eles acreditam que é perfeitamente seguro decolar de Jabara", anunciou a porta-voz.