O Tribunal Supremo Eleitoral (TSE) aceitou nesta segunda-feira rever as atas da eleição presidencial de Honduras de 24 de novembro, a pedido da candidata Xiomara Castro, mulher do ex-presidente deposto Manuel Zelaya, que denuncia "fraude" a favor do candidato da situação, Juan Orlando Hernández.
"Buscamos o mecanismo, vamos fazer de maneira pública para que não reste qualquer dúvida", disse o presidente do TSE, David Matamoros, a Xiomara e a Zelaya, coordenador do Partido Liberdade e Refundação (Livre, esquerda), na sede do organismo.
Zelaya e sua mulher, candidata do Livre, apresentaram a Matamoros um documento, no qual pedem que pelo menos 200 técnicos do Partido Livre acompanhem a recontagem das 16.135 atas originais de encerramento da votação.
No sábado, o TSE deu por concluída a apuração e declarou formalmente o ganhador do governista Partido Nacional (PN), com 36,80% dos votos, contra os 28,79% da candidata do Livre.
Se a revisão das atas confirmar o resultado já anunciado, Matamoros pediu que a oposição aceite "publicamente" a derrota. Já Castro disse esperar que "se Xiomara ganhar, o TSE também reconheça".
"Claro que sim, porque acredito que é importante para a tranquilidade do país", rebateu o presidente do TSE.