Jornal Estado de Minas

Papa Francisco homenageia Mandela por ter criado uma nova África do Sul

Estado de Minas

Papa Francisco lembrou compromisso de Mandela com a paz e a justiça social - Foto: REUTERS/Alessandro Bianchi
O papa Francisco prestou emotiva homenagem nesta sexta-feira ao ex-presidente sul-africano Nelson Mandela, falecido na véspera, por ter criado uma nova África do Sul.

Em um telegrama enviado ao presidente da África do Sul, Jacob Zuma, o Papa destacou "o compromisso constante mostrado por Nelson Mandela para promover a dignidade humana de todos os cidadão da região e de construir uma nova África do Sul baseada no firme alicerce da não-violência, da reconciliação e da verdade".

"Rezo para que o exemplo inspire gerações de sul-africanos em colocar a justiça e o bem comum à frente das ambições políticas. Foi com tristeza que tomei conhecimento da morte e enviei condolências e orações a família Mandela, aos membros do governo e ao povo da África do Sul. "Peço a Deus que console e dê força a todos os que choram a morte", disse o papa.

Galeria: Mandela ao lado de autoridades internacionais

A morte de Nelson Mandela, aos 95 anos, foi anunciada nessa quinta-feira à noite por Jacob Zuma motivando de imediato uma série de reações de pesar provenientes de diversas personalidades e instituições de vários setores de todo o mundo.

“A nossa nação perdeu o maior dos seus filhos”, disse o presidente Jacob Zuma. De acordo com ele, a bandeira sul-africana permanecerá a meio mastro a partir desta sexta-feira até o funeral de Mandela, que terá honras de chefe de Estado. A data da cerimônia ainda não é conhecida, mas deverá ser informada ainda nesta sexta e pode durar 12 dias .


Clique para ver o infográfico sobre a vida de Mandela - Foto:
Com agências