Jornal Estado de Minas

Decote de Fernanda Lima gera censura no Irã e provoca ameaças de morte

Reação de radicais islâmicos indignaram iranianos, que enviaram mensagens com pedidos de desculpas

Jornal francês relatou a censura no canal estatal iraniano diante do decote da apresentadora - Foto: Reprodução / LePoint.fr / VANDERLEI ALMEIDA / AFP
Sete anos depois da última participação do país em uma Copa do Mundo, os iranianos estavam ansiosos para acompanhar o sorteio dos locais do jogos da Copa, realizado nessa sexta-feira, na Costa do Sauípe. A emissora estatal iraniana havia prometido a exibição "ao vivo" do evento, já que, como de costume, a transmissão teria uma diferença de tempo para cortar o que estivesse em desacordo com os princípios islâmicos do país.

Galeria de fotos: Fernanda Lima durante o sorteio da Copa

Mas, de acordo com o site de notícias francês Le Point, nem a habilidade dos censores iranianos foi capaz de evitar as aparições do decote de Fernanda Lima durante o sorteio. Desesperados, eles decidiram não transmitir o sorteio. A decisão gerou grande revolta no país.
Membros de grupos islâmicos radicais passaram a postar, em persa e em inglês, ameaças de morte e ofensas na página pessoal da apresentadora no Facebook.

Entretanto, as expressões de ódio e intolerância acabaram por gerar um número ainda maior de comentários e mensagens de pedidos de desculpas e elogios a ex-modelo gaúcha.

Outro alvo dos iranianos foi o jogador Lionel Messi, que vai enfrentar o Irã na fase inicial da competição.

Página da apresentadora ficou repleta de pedidos de desculpas de iranianos - Foto: Arte/ Reprodução Internet / Facebook