O Prêmio Nobel da Paz Desmond Tutu, crítico do governo sul-africano, não comparecerá ao enterro de seu amigo e companheiro de luta Nelson Mandela porque não foi convidado, afirmou o ex-arcebispo. "Eu gostaria de assistir à cerimônia para dar um último adeus a alguém de quem gostava e apreciava, mas teria sido pouco respeitoso com Tata aparecer em algo que está planejado como um funeral privado da família", afirma em um comunicado.
"Eu conferi e definitivamente está na lista", disse o porta-voz da presidência, Mac Maharaj, à AFP. "É uma pessoa muito especial para nosso país e sem dúvida nenhuma está na lista", insistiu. "Se existe o mínimo problema, faremos o necessário para solucionar". Desmond Tutu, de 82 anos, critica com frequência o presidente Jacob Zuma, especialmente os escândalos de corrupção e o fracasso na tentativa de reduzir as desigualdades.
O enterro do ícone da luta contra o apartheid e primeiro presidente negro da África do Sul acontecerá no domingo em Qunu, vilarejo onde Mandela passou a infância.