Pelo menos 66% dos uruguaios são contra a lei que legaliza a maconha no país, promulgada esta semana pelo presidente José Mujica, segundo uma pesquisa da Equipos Mori divulgada nesta sexta-feira.
Apenas 24% dos entrevistados se declararam a favor da polêmica lei. Já 10% não opinaram, ou não têm posição sobre o assunto, de acordo com a enquete realizada entre 2 e 10 de dezembro, quando o Senado aprovou a lei em definitivo.Leia Mais
Legalização da maconha no Uruguai ainda depende de regulamentaçãoPromulgada lei que legaliza mercado de maconha no UruguaiPresidente do Uruguai promulga lei que libera maconhaDecisão do Uruguai de legalizar produção e venda de maconha divide opiniões Mujica reage a críticas de organismo de ONU sobre legalização da maconhaA última enquete aponta que os jovens são os mais favoráveis à legalização da venda de maconha, com 43%. Como "jovens", a pesquisa considerou a faixa entre 18 e 29 anos.
Em relação ao nível socioeconômico, há mais apoio nas classes média e alta (40%) do que na média baixa (17%) e na baixa (19%).O apoio mais significativo vem dos eleitores do governante da Frente Ampla, mas, mesmo nesse caso, eles não são maioria. Nesse grupo, 40% a apoiam, enquanto 48% são contra.
Para essa pesquisa, foram entrevistadas 700 pessoas. A margem de erro é de %2b/-3,7%, considerando-se um intervalo de confiança de 95%.