O papa Francisco atraiu o triplo de fieis ao Vaticano em dez meses de pontificado que seu predecessor Bento XVI durante todo um ano, indicou nesta quinta-feira a Casa Pontifícia.
Leia Mais
Papa pede mais solidariedade e menos violência ao mundoPapa Francisco pergunta se usamos 2013 para ajudar os outrosBento XVI e papa Francisco almoçam na Casa de Santa MartaPapa lembra os excluídos em sua primeira homilia de NatalPapa festeja seus 77 anos com moradores de ruaPapa Francisco nega que seja marxistaRenúncia do papa Bento XVI completa um ano Vaticano admite casos de pedofilia, mas nega ter dificultado investigaçõesApenas nas audiências gerais semanais, que tradicionalmente acontecem nas quartas-feiras, a Casa Pontifícia registrou mais de um milhão e meio de participantes, ou seja, uma média de 51.500 pessoas. A oração do Angelus, que acontece no domingo e por ocasião de grandes festas, reuniu mais de 2,7 milhões de pessoas.
Em comparação, durante os 15 primeiros meses do pontificado de João Paulo II (1978-2005), a média de fieis presentes era de 33.000 por audiência.
Essas cifras não levam em conta as visitas de Francisco à diocese de Roma, à ilha de Lampedusa, Cagliari (Sardenha) e Assis, nem sua participação na Jornada Mundial da Juventude, no Rio de Janeiro, em julho passado.
"O efeito Francisco" é evidente em Roma. A Praça de São Pedro está sempre cheia e os hotéis registraram aumento de hóspedes.