Um aplicativo gratuito para celulares e que funciona como um "botão do pânico" para emergências, ou incidentes de segurança, foi criado na Venezuela, um dos países mais violentos do mundo.
"Depois que você baixar o aplicativo 'Polícia de Bolso', poderá acrescentar até três contatos que você quiser, com os e-mails e números de telefone das pessoas que receberão a mensagem com sua localização georreferencial, no caso de uma contingência", disse neste sábado à AFP o deputado Ricardo Sánchez, membro da Comissão de Política Interna da Assembleia Nacional.
Segundo o parlamentar, para que o e-mail, ou torpedo, chegue aos contatos, a pessoa que passar por uma situação de emergência precisa apenas apertar o botão na tela do Blackberry. Por enquanto, essa é a única marca que disponibiliza o aplicativo.
Sánchez é parte de uma equipe formada por especialistas em informática das Universidades Central da Venezuela (UCV) e Bicentenária de Arágua (UBA) que trabalharam no projeto.
"O aplicativo permite que, em tempo real, as pessoas possam notificar suas emergências a familiares, sem precisar colapsar o sistema de segurança venezuelano", explicou.
Na próxima quarta, "Polícia de Bolso" será apresentado à Comissão de Política Interior da Assembleia Nacional.