A revista Rolling Stone demonstra, segundo o padre, uma "grosseria surpreendente" em relação ao papa emérito, aposentado na colina do Vaticano, e que mantém boas relações com seu sucessor, segundo fontes vaticanas.
Francisco, assim como um rock star, é a capa da Rolling Stone que chega às bancas sexta-feira nos Estados Unidos, com uma foto em que aparece sorrindo, sob o título: "Papa Francisco, os tempos estão mudando".
Leia Mais
Vaticano posta no Twitter grafite do papa Francisco vestido de super-homemPapa Francisco estampa a capa da edição de fevereiro da Rolling StonePombas são atacadas por pássaros em oração do PapaBrasileiro é nomeado novo organizador de eventual conclaveEncontro entre Francisco e Bento XVI para a final da Copa é improvávelSegundo o padre Lombardi, a forma comparativa do artigo "não é uma boa maneira de prestar serviço ao papa Francisco, que sabe muito bem tudo o que a Igreja deve a seu antecessor", acrescentou. Assim, o porta-voz critica o fato de a revista qualificar como "catastrófico" o pontificado de Bento XVI, e que apresenta o papa alemão como "um acadêmico austero" capaz de causar "pesadelos" aos adolescentes.
O pontífice argentino goza, em especial nos Estados Unidos, de uma popularidade sem precedentes entre os meios não-religiosos que descreve-no como um progressista e liberal, ao contrário de seu antecessor, chamado de retrógrado.No entanto, Francisco tem se mantido em grande parte no caminho traçado por Bento XVI em termos de doutrina, ainda que tenha inaugurado um estilo mais caloroso.
Muitos na Igreja creditam ao papa alemão o esforço de ter iniciado a luta contra o carreirismo e o elogiam por sua luta contra a corrupção e os escândalos (incluindo de pedofilia).
Até hoje, nenhum papa havia ilustrado a capa da Rolling Stone.O novo pontífice foi escolhido o homem do ano 2013 pela revista americana 'Time'.