Segundo um destes documentos, a Agência Nacional de Espionagem (NSA) colocou Assange, fundador do WikiLeaks, em "uma lista de pessoas que devem ser alvo de uma caça ao homem e que inclui membros suspeitos de pertencer à Al-Qaeda", afirmou o WikiLeaks em um comunicado.
"A NSA e sua aliada britânica GCHQ (Central de Comunicações do Governo) também espionaram o WikiLeaks e seus leitores", acrescentou o site, que revela documentos e secretos oficiais.
Julian Assange está refugiado na embaixada do Equador em Londres desde junho de 2012 para evitar sua extradição à Suécia, onde duas mulheres o acusam de agressão sexual. O australiano teme que da Suécia seja extraditado aos Estados Unidos e condenado por espionagem pelas revelações do WikiLeaks.
Já Snowden é um ex-analista da NSA que está refugiado na Rússia depois de ter roubado milhares de documentos da agência, que serviram para divulgar detalhes comprometedores sobre suas atividades, como a espionagem em massa de cidadãos inocentes e de líderes aliados dos Estados Unidos..