A agência de inteligência americana NSA e a britânica GCHQ "espionaram o WikiLeaks e seus leitores", afirma nesta terça-feira o site de Julian Assange, que cita documentos obtidos pelo ex-analista Edward Swowden.
Segundo um destes documentos, a Agência Nacional de Espionagem (NSA) colocou Assange, fundador do WikiLeaks, em "uma lista de pessoas que devem ser alvo de uma caça ao homem e que inclui membros suspeitos de pertencer à Al-Qaeda", afirmou o WikiLeaks em um comunicado.
"A NSA e sua aliada britânica GCHQ (Central de Comunicações do Governo) também espionaram o WikiLeaks e seus leitores", acrescentou o site, que revela documentos e secretos oficiais. "O WikiLeaks condena firmemente o comportamento insensato e ilegal da Agência Nacional de Segurança. Pedimos à administração (do presidente americano Barack) Obama que nomeie um procurador especial para investigar a magnitude da atividade criminal da NSA contra os meios, particularmente WikiLeaks", afirma Julian Assange no comunicado.
Julian Assange está refugiado na embaixada do Equador em Londres desde junho de 2012 para evitar sua extradição à Suécia, onde duas mulheres o acusam de agressão sexual. O australiano teme que da Suécia seja extraditado aos Estados Unidos e condenado por espionagem pelas revelações do WikiLeaks.
Já Snowden é um ex-analista da NSA que está refugiado na Rússia depois de ter roubado milhares de documentos da agência, que serviram para divulgar detalhes comprometedores sobre suas atividades, como a espionagem em massa de cidadãos inocentes e de líderes aliados dos Estados Unidos.