Os Estado Unidos expulsaram três diplomatas venezuelanos em resposta à medida semelhantes tomada por Caracas na semana passada, informou uma fonte do governo norte-americano, em condição de anonimato.
O presidente venezuelano, Nicolás Maduro, expulsou na semana passada três diplomatas norte-americanos que teriam, segundo ele, auxiliado na realização da manifestações estudantis que têm sacudido o país nas últimas três semanas e deixaram pelo menos 15 mortos e centenas de feridos.
O governo do presidente Barack Obama classificou as acusações como "falsas".
Washington decidiu a expulsão nesta terça-feira, mesmo dia em que Maduro informou ter encarregado seu ministro de Relações Exteriores, Elías Jaua, do anúncio do novo embaixador venezuelano nos Estados Unidos.
"Eu já decidi quem será o embaixador", disse Maduro ao expressar sua intenção de "fortalecer" a embaixada em Washington para que no país se conheçam "a verdade do que está acontecendo na Venezuela".
Desde 2010 a Venezuela não tem embaixador nos Estados Unidos e Washington não tem embaixador em Caracas, embora as embaixadas tenham sido mantidas.