A chanceler da Alemanha, Angela Merkel, afirmou que a Rússia continua sendo um membro do G-8 e esclareceu que o grupo apenas suspendeu os preparativos para a reunião inicialmente agendada para Sochi.
Não foi adotada nenhuma decisão a esse respeito, disse Merkel. Segundo a autoridade, os preparativos para a cúpula do G-8 foram suspensos, contudo, fora essa medida, não há novidades sobre o status da Rússia no G-8 por enquanto.
Mais cedo, o ministro de Relações Exteriores da França, Laurent Fabius, havia dito que a Rússia estava suspensa do G-8. Segundo Fabius, a decisão deve ser estendida pelos outros seis países membros. "Decidimos suspender a Rússia da participação e prevemos que todos os outros países vão se unir sem a Rússia", afirmou o ministro francês, ainda que os outros membros do grupo não tivessem tomado uma decisão definitiva.
Sobre o referendo na Crimeia e a anexação da região à Rússia, a chanceler alemã disse a votação era ilegal do ponto de vista do direito internacional. Contudo, ela reforçou que deseja continuar as conversas com Rússia sobre a Ucrânia. Para Merkel, a diplomacia é a única solução possível.