Jornal Estado de Minas

EUA chamam Rússia para dialogar com a Ucrânia sobre bases militares na Crimeia

Forças armadas pró-Rússia invadem bases e expulsam militares ucranianos por todo o território da Crimeia

AFP

Militares ucranianos são retirados de base naval em Sebastopol, na Crimeia, por grupos armados pró-Rússia - Foto: VIKTOR DRACHEV/AFP


Os Estados Unidos pediram nesta quarta-feira que a Rússia inicie um diálogo com a Ucrânia sobre as bases militares na Crimeia e responsabilizou Moscou por qualquer incidente provocado por suas tropas ou aliados.

"O esforço contínuo das forças russas para tomar instalações militares ucranianas está provocando uma situação perigosa", ressaltou o porta-voz da Casa Branca, Jay Carney.

"Condenamos essas ações. A Rússia deve iniciar imediatamente negociações com o governo ucraniano para garantir a segurança das forças ucranianas na região da Crimeia", acrescentou.

Forças pró-russas ocuparam nesta quarta-feira a sede da Marinha ucraniana na cidade de Sebastopol e uma base naval no oeste da Crimeia, consolidando o controle da Rússia sobre a península, apesar das ameaças de novas sanções ocidentais.

Cerca de 50 militares ucranianos abandonaram a base, sob supervisão de grupos armados pró-Rússia, enquanto partidários da anexação da Crimeia hastearam a bandeira russa.

.