Jornal Estado de Minas

Exército mata dez membros do cartel Los Zetas no México

AFP

Dez membros do cartel mexicano Los Zetas, incluindo uma mulher, foram mortos em um tiroteio com forças do Exército e da polícia no centro da cidade de Perote, no estado de Veracruz, leste do México, informou nesta quinta-feira o governo estadual.

"Como resultado deste confronto foram abatidos nove homens e uma mulher", informou a secretaria de Segurança Pública de Veracruz, ao assinalar que a informação preliminar aponta para uma das "mais perigosas células" do cartel Los Zetas, "dedicada a sequestros" no estado.

Segundo as autoridades, elementos da Secretaria de Segurança Pública e tropas do Exército "foram atacados com armas de fogo a partir de uma casa" quando realizavam uma operação para localizar criminosos dedicados a sequestros.

O tiroteio ocorreu em uma movimentada avenida de Perote, 50 km da capital de Veracruz.

No local onde estavam os criminosos foram encontradas "dez armas longas, munição e camisas falsas da Polícia Federal".

Veracruz, na costa do Golfo do México, é palco de um violento confronto entre os carteis do Golfo e Los Zetas.

Em julho de 2013, o governo de Enrique Peña Nieto capturou Miguel Ángel Treviño, ou "Z-40", líder de Los Zetas.

Agora a organização seria liderada por seu irmão mais novo, Omar.

Los Zetas são uma organização criminosa fundada por ex-militares desertores que se formou como o braço armado do cartel do Golfo e que agora disputam povoados e cidades em vários estados do norte e leste do país.

A brutalidade de seus métodos assim como suas extorsões, sequestros e assassinatos de imigrantes que tentam chegar de forma ilegal ao Estados Unidos são alguns de seus principais instrumentos de domínio.

.