Um terremoto de magnitude 8,2 atingiu a costa norte do Chile na noite desta terça-feira, informou o Centro de Pesquisa Geológica dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês). As primeiras informações são de que ao menos cinco pessoas morreram.
As autoridades locais emitiram alerta de tsunami e ordenaram a retirada de pessoas das áreas costeiras. Ondas de quase dois metros foram observadas nas cidades da costa norte do Chile, mas até o momento não há relatos de feridos ou danos. O tremor ocorreu a 10 quilômetros de profundidade marítima e teve seu epicentro a 86 quilômetros a noroeste de Iquique, principal porto mineiro e exportador do Chile. Prédios em partes da Bolívia e do Peru também sofreram abalos.
O incidente geológico provocou alerta de tsunami no Chile e em mais três países da costa do Oceano Pacífico latino-americano – Equador, Peru e Colômbia.
O Escritório de Emergência do Chile alertou sobre a expectativa de um grande tsunami atingir o arquipélago Juan Fernández. O Centro de Alerta de Tsunamis do Pacífico também emitiu um alerta para toda a costa da América Latina. Às 23h30, o alerta de tsunami foi estendido por mais seis horas.
Após o forte terremoto, o subsecretário do interior do Chile, Mahmud Aleuy, afirmou que o único problema imediato foi o trânsito intenso no processo de retirada dos moradores, segundo publicou o jornal local La Tercera.
Imagens de TV chilenas mostram um grande número de pessoas nas ruas das cidades costeiras do norte do Chile.
No Twitter e nos jornais locais há fotos de congestionamentos e um grande número de pessoas deixando suas casas a pé em diversas cidades, como em Valparaíso e Iquique.
Há relatos de rachaduras em algumas estradas do norte do Chile, deslizamentos de terra e algumas cidades estão sem energia elétrica, mas até o momento a informação é de que não há danos mais sérios. As primeiras ondas do tsunami já chegaram em algumas cidades, mas por enquanto a onda de maior altura foi 2,5 metros, informou Aleuy ao La Tercera. Outros terremotos mais fracos deram sequência ao tremor inicial, com magnitudes de 6,2 e 5,5.
Um funcionário do escritório de defesa civil do Peru disse que cidades costeiras também estão sendo evacuadas por lá.
(Com agências).