A agência meteorológica japonesa suspendeu nesta quinta-feira às 18H00 (09H00 GMT) o alerta de tsunami que havia emitido após o terremoto no Chile.
Uma onda de 60 centímetros, precedida por outras menores, atingiu nesta quinta-feira às 12H22 locais (0H22 de Brasília) a costa de Iwate (nordeste do Japão), anunciou o serviço meteorológico.
Segundo a agência, a partir das 6H52 (18H52 de Brasília de quarta-feira) foram registradas várias elevações de água em diferentes pontos da costa nordeste (região de Hokkaido, Aomori, Iwate e Miyagi), mas a mais importante, de 60 cm, aconteceu no porto de Kuji (Iwate).
"Em casos anteriores, as ondas mais importantes aconteceram cinco ou seis horas depois da chegada do primeiro maremoto, portanto é mais prudente permanecer vigilante, apesar da altura máxima até agora ser de 40 cm", afirmou uma fonte da agência.
No município de Iwate, várias cidades divulgaram uma recomendação para que os moradores abandonassem suas casas, um pedido obedecido por muitas pessoas ainda traumatizadas pelo tsunami de 11 de março de 2011, que devastou o nordeste do arquipélago e matou diretamente mais de 18.000 pessoas.