O Museu Nacional de História Natural de Washington recebeu nesta terça-feira seu primeiro "Tyrannosaurus rex" (T.
Encontrado em 1988 em Montana, noroeste dos Estados Unidos, pelo dono de um rancho, o esqueleto que tem entre 80% e 85% de fósseis com 66 milhões de anos de antiguidade e pesa 6,4 toneladas, chegou ao museu em muitas caixas de madeira a bordo de um caminhão climatizado da empresa FedEx, após viajar 3.219 quilômetros.
"O 'Tyrannosaurus rex' realmente é o rei dos dinossauros e não poderíamos estar mais emocionados em receber o T. rex nacional em Washington, que poderá ser visto por nossos oito milhões de visitantes anuais e abrirá a porta para um amplo mundo de descobertas científicas", declarou o diretor do museu, Kirk Johnson, durante uma cerimônia.
Os 20 espécimes de T. rex completos ou parcialmente completos descobertos até o momento foram encontrados na maioria nos Estados Unidos, mas o Museu Nacional de História Natural não contava com nenhum exemplar até o momento.
O que chegou esta terça-feira a Washington estava há 50 anos em poder do Corpo de Engenheiros do Exército dos Estados Unidos, proprietário da terra onde foi encontrado o fóssil, em 1988.
Uma equipe de paleontólogos do Museu das Rochosas, em Bozeman (Montana), realizou a escavação para trazê-lo à superfície entre 1989 e 1990, e depois ele foi parar nesse museu.
Inicialmente, estava previsto que o T. rex chegasse ao Museu Nacional de História Natural de Washington em outubro de 2013. Mas a paralisação parcial do governo americano, devido ao impasse sobre o orçamento entre a Casa Branca e o Congresso, forçou o cancelamento de seu traslado.
O exemplar será a peça principal de um novo setor do museu com 2.800 metros quadrados, dedicados aos dinossauros e aos fósseis, que abrirá suas portas ao público em 2019.
No entanto, a partir desta terça-feira os visitantes poderão observar os funcionários do museu retirarem das caixas as partes do T. rex nacional.