Jornal Estado de Minas

Francisco vai mais uma vez ao encontro dos brasileiros em junho

Diego Amorim
Cidade do Vaticano — O papa Francisco vai mais uma vez ao encontro dos brasileiros, em junho deste ano.
Desta vez, em Roma. Como parte da celebração dos 80 anos do Pontifício Colégio Pio Brasileiro, completados em 2 de abril, o pontífice decidiu visitar o local, que atualmente abriga cerca de 100 religiosos em formação, enviados por dioceses de várias regiões do país para uma temporada de estudos na capital italiana.

A ilustre visita do papa foi confirmada em uma conversa reservada entre ele e o presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Raymundo Damasceno, na sexta-feira, no Vaticano. “Ele é mesmo o ‘fenômeno Francisco’. Sempre muito simpático. E gosta muito do Brasil”, disse ao EM o representante máximo da Igreja brasileira, que estará no Pio Brasileiro em junho para receber o amigo pontífice. Já está certo que o papa percorrerá os corredores da residência e conduzirá um rápido momento de oração com os padres brasileiros. A esperança dos moradores é de que todos possam ao menos beijar a mão do Santo Padre.
“Vai ser emocionante.

Morar em Roma, ao contrário do que as pessoas pensam, não é sinônimo de ver o papa toda hora”, afirma, já ansioso, o sacerdote mineiro José Rinaldo da Silva, de 34 anos, estudante de história da Igreja. O Pio Brasileiro fica às margens da Via Aurelia, importante avenida de Roma. O local costuma abrigar cardeais que visitam a cidade. O prédio, erguido há quase 100 anos, tem 150 acomodações simples, com cama de solteiro, guarda-roupa, mesa, cadeira e banheiro. No pátio, há uma réplica do Cristo Redentor, presente da comissão organizadora da Jornada Mundial da Juventude de 2013 ao então papa Bento XVI..