Stephen Sutton, 19 anos, jovem em fase terminal de um câncer incurável que conseguiu arrecadar 3 milhões de libras (11 milhões de reais) para instituições de caridade teve alta do hospital nesta sexta-feira, de acordo com o jornal inglês Daily Mail.
O adolescente, que luta contra o câncer de intestino há quatro anos, estava internado no Hospital Rainha Elizabeth, em Birmingham. Já desacreditado pelos médicos, fez uma lista com 46 desejos antes de morrer, como tocar bateria na final da Liga dos Campeões para 90 mil pessoas, beijar um elefante e saltar de paraquedas. Um dos outros desejos era também arrecadar 10 mil libras (37 mil reais) para a Teenage Cancer Trust, uma fundação de luta contra o câncer entre os adolescentes.
A campanha se espalhou pela internet e comoveu milhares de pessoas, entre elas celebridades e autoridades, como o ministro David Cameron, que fez uma visita ao garoto e o descreveu como “uma inspiração”. As doações decolaram, passaram da meta de 50 mil libras para mais de 3 milhões. A campanha foi a mais bem sucedida do site de crowdfunding JustGiving e em retribuição, o site doou 50 mil libras para o tratamento de Stephen.
Nesta sexta-feira o adolescente postou em sua página de Facebook: “Tenho ótimas notícias…Fui liberado do Hospital!” e acrescentou “Depois de chegar a um ponto que pensei não ter mais saída, me sinto bem por dizer isto. A recuperação por qual passei recentemente foi espetacular”, disse. No dia anterior, Stephen passou por uma cirurgia para retirar os últimos sinais de tumores das vias respiratórias.