(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Colômbia terá 2º turno entre Santos e Zuluaga, que lidera


postado em 25/05/2014 22:31

O candidato colombiano da oposição, Óscar Zuluaga, e o presidente Juan Manuel Santos, que busca um novo mandato, disputarão o segundo turno da eleição presidencial, em 15 de junho, na Colômbia, já que ninguém alcançou os 50% necessários para a vitória.

Até o momento, 99,75% dos votos foram apurados.

Apoiado pelo ex-presidente de direita Álvaro Uribe (2002-2010), Zuluaga conta com 29,3% dos votos, enquanto o atual presidente, de centro-esquerda, aparece com 25,7%.

A conservadora Marta Lucía Ramírez ficou em terceiro, com 15,5% dos votos, seguida da esquerdista Clara López (15,23%) e do independente Enrique Peñalosa (8,29%).

O índice de abstenção teria ficado em torno de 60%, em um dia considerado pelo governo como um dos mais seguros na história recente do país, em meio a uma trégua eleitoral declarada pelas Farc e pelo Exército de Libertação Nacional (ELN).

"Vivemos a jornada eleitoral mais segura da história recente", proclamou o ministro colombiano da Defesa, Juan Carlos Pinzón.

Depois de uma primeira campanha carregada de acusações mútuas de guerra suja, Santos e Zuluaga, aliados no passado, vão se enfrentar em um segundo turno com posturas irreconciliáveis sobre a paz com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc). O governo Manuel Santos e as Farc estão no meio de uma difícil negociação de paz, mediada por Havana.

Para o presidente Juan Manuel Santos, o segundo turno será entre os que apoiam a paz e os que preferem "uma guerra sem fim".

"O que ficou claro hoje é que, em três semanas, os colombianos terão duas opções. Poderão escolher entre os que querem o fim da guerra e os que preferem uma guerra sem fim. E vamos ganhar com a paz", exclamou Santos, acompanhado de sua família.

Na sede de campanha do presidente de centro-direita de 62 anos, seus partidários receberam seu discurso aos gritos de "Paz, paz, paz, a Colômbia pede paz".

Depois de parabenizar Zuluaga "por seu bom resultado", Santos pediu aos outros três candidatos da disputa que se unam a ele pela paz.

Já Zuluaga prometeu trabalhar por uma "paz séria, responsável" e sem impunidade para as Farc.

"Meu compromisso é trabalhar pela paz do nosso país, por uma paz séria, responsável e duradoura. Eu lhes garanto que vou trabalhar todos os dias para que a Colômbia consiga a paz. A paz sim, mas uma paz que beneficie apenas o povo colombiano", frisou Zuluaga, emocionado com sua vantagem de quase 4% sobre Santos no primeiro turno.

"Não podemos deixar que as Farc pretendam comandar o país de Havana. O presidente da República não pode, nem deve ser manipulado (...) Se o primeiro presidente permitir impunidade para aqueles que cometeram crimes atrozes e crimes de lesa-humanidade estará transmitindo que ser honesto e criminoso é a mesma coisa", declarou a seus simpatizantes.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)