Jornal Estado de Minas

Duas esposas de presos políticos são eleitas na Venezuela

AFP

As esposas de dois prefeitos que se opõem ao presidente Nicolas Maduro, destituídos e detidos há dois meses na Venezuela, foram eleitas no domingo à frente das cidades de San Cristóbal e San Diego.

Em San Cristóbal, capital do estado de Táchira (oeste) e berço dos protestos contra o governo que abalam o país desde o início de fevereiro Patricia Ceballos, esposa de Daniel Ceballos, conquistou 73,62% dos votos, contra 25,52% para o seu rival Alejandro Mendez, um advogado de 33 anos apoiado pelo Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV, no poder).

Em San Diego, no estado de Carabobo (norte), a esposa de Enzo Scarano, Rosa de Scarano, recebeu 87,68 % dos votos, contra 11,63% para o candidato do governo, Alexis Abreu, de acordo com resultados parciais.

Nesses redutos da oposição, as duas mulheres receberam mais votos do que os seus maridos nas eleições municipais de dezembro.

Em março, Daniel Ceballos e Enzo Scarano foram destituídos e condenados respectivamente a um ano de prisão e 10 meses por suposta responsabilidade nas maiores manifestações desde que Nicolas Maduro chegou ao poder, em abril de 2013, após a morte do presidente Hugo Chávez.

.