O Estado Islâmico do Iraque e do Levante (EIIL), grupo que tomou boa parte do norte do Iraque, divulgou fotografias que parecem mostrar seus combatentes matando a tiros dezenas de soldados iraquianos capturados.
As imagens, disponibilizadas em um site militante, mostram combatentes mascarados do EIIL colocando os prisioneiros na carroceria de caminhões antes de forçá-los a se deitar de bruços, numa vala rasa, com as mãos amarradas às costas. A última imagem mostra os corpos ensanguentados, após terem sido alvejados.
O grupo anunciou que os assassinatos foram para vingar a morte de um comandante do EIIL.
O principal porta-voz militar do Iraque, tenente general Qassim al-Moussawi, confirmou, neste domingo, a autenticidade das fotografias e disse que estava ciente a respeito de casos de assassinatos em massa de soldados iraquianos capturados.
Atentado em Bagdá deixa nove mortos
Pelo menos nove pessoas morreram e 23 ficaram feridas neste domingo em um atentado com bomba em Bagdá, indicaram fontes médicas e de segurança. Uma bomba explodiu em uma estrada, indicou um funcionário do ministério do Interior. Um coronel da polícia informou que a explosão inicial foi seguida por um atentado suicida.
.