Os novos reis da Espanha, Felipe VI e Letizia, farão sua primeira viagem oficial internacional ao Vaticano e depois visitarão Marrocos, França e Portugal, anunciou o ministro espanhol de Assuntos Exteriores, José Manuel García-Margallo.
Após sua proclamação na quinta-feira em uma cerimônia sóbria, sem chefes de Estado estrangeiros ou representantes de outras famílias reais, os novos monarcas pretendem realizar uma viagem de apresentação.
"O rei e a rainha têm uma agenda muito intensa na área internacional: o Vaticano em primeiro lugar", afirmou García-Margallo ao canal público TVE.
Mas o chanceler não divulgou uma data.
Depois do encontro com o papa Francisco, Felipe VI, de 46 anos, e Letizia, de 41 anos, visitarão em seguida os países vizinhos, Marrocos, França e Portugal, afirmou García-Margallo.
O casal real também fará uma viagem pela Espanha, mas os detalhes ainda não foram definidos.
"Depois, em setembro, teremos a presença do rei na Assembleia Geral das Nações Unidas, onde terá uma participação destacada por sua qualidade de chefe de Estado", explicou o chanceler.
"Felipe VI apresentará a política internacional da Espanha e pedirá o voto para nossa candidatura ao Conselho de Segurança das Nações Unidas em 2015-2016", completou.
Em Nova York, o novo rei terá a primeira oportunidade de encontrar o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, que na quinta-feira felicitou em uma mensagem o herdeiro de Juan Carlos I por sua proclamação.
.