Autoridades mexicanas encontraram nesta sexta-feira o material radioativo de uso industrial roubado ontem e que havia deixado o país em alerta, sem que houvesse vazamento da substância ou prejuízos à população, anunciou a Defesa Civil.
"O contêiner não foi violado. Como não foi manipulado, certamente não houve risco para a população", afirmou, em entrevista à TV Milenio.
De manhã, o governo do México havia alertado para o roubo de um veículo que "transportava uma fonte radioativa de irídio 192, usado na radiografia industrial, ambos propriedades da empresa Novo Control", que se dedica à consultoria e assistência técnica em instalações industriais.
Esta fonte radioativa "pode ser perigosa para a saúde se for retirada do contêiner", causando lesões permanentes ou graves à pessoa que a manipular", havia advertido a Defesa Civil.
À tarde, Puente informou que autoridades haviam localizado o veículo roubado, embora sem o material radioativo, motivo pelo qual o governo mexicano manteve em alerta 12 das 32 entidades federativas do país.
Quem roubou o veículo "certamente removeu o contêiner e o abandonou em via pública", ressaltou Puente.