Uma usina nuclear do Japão recebeu aprovação preliminar nesta quarta-feira depois de atender aos rigorosos requisitos de segurança impostos após o acidente de Fukushima, abrindo a possibilidade de se tornar a primeira usina a reiniciar suas atividades sob regras mais rígidas.
O Escritório de Regulamentação Nuclear aceitou um relatório que constatou que as atualização de design e melhorias de segurança nos dois reatores da Kyushu Electric Power na usina de Sendai cumpriram os requisitos impostos em julho do ano passado.
Os reguladores informaram que a fábrica agora é considerada capaz de evitar grandes acidentes graves, como os colapsos de Fukushima. A autoridades deve conceder a aprovação final para a empresa dentro de 30 dias, depois de um período de comentários públicos técnico-científicos.
O primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, está se esforçando para trazer pelo menos alguns dos 48 reatores nucleares do Japão de volta ao funcionamento, alegando que uma paralisação prolongada prejudica a economia japonesa.
Todos os reatores nucleares do Japão estão desligados para verificações de segurança e reparos desde o terremoto seguido de tsunami que atingiu a usina de Fukushima em 2011.