Um post no Facebook chamou a atenção dos internautas em meio ao caos da queda do avião MH17, da Malaysia Airlines, no Leste da Ucrânia. Antes de embarcar na aeronave, o holandês Cor Pan publicou uma foto em seu perfil na rede social com a legenda “Se ele desaparecer, é assim que ele é”. O passageiro fazia referência ao avião da mesma companhia, que está sumida desde março deste ano. O post tem cerca de 14 mil compartilhamentos.
Amigos criaram uma fan page com homenagens póstumas ao holandês e pessoas do mundo todo postaram mensagens de apoio aos familiares. A grande procura pelo perfil do passageiro também levou à criação de outra fan page com intenções maliciosas. A página, que já tem cerca de 2 mil curtidas, divulga o link de um suposto vídeo que, na verdade, instala um vírus na sua máquina.
Dos 298 passageiros mortos na tragédia, 154 são holandeses. O avião que seguia de Amsterdã a Kuala Lumpur, foi derrubado por um míssil terra-ar, segundo informações de agências de inteligência dos Estados Unidos.