A Rússia contra-atacou neste sábado todas as acusações da Ucrânia sobre o acidente com o Boeing malaio, provavelmente derrubado por míssil no leste da Ucrânia, sugerindo que as autoridades ucranianas podem ser as responsáveis pela tragédia.
O vice-ministro russo da Defesa, Anatoli Antonov, apareceu na televisão este sábado para revelar uma lista de dez perguntas destinadas ao governo ucraniano, que s~ao, segundo ele, essenciais para determinar quem derrubou o aparelho malaio.
"A resposta a estas perguntas poderá facilitar para todos, não apenas para a Rússia, como também o Ocidente e a Ásia, a encontrar uma resposta para a pergunta fundamental: o que aconteceu no céu ucraniano e o que podemos fazer para que não volte a se repetir?", declarou.
Ele pediu em especial que o governo de Kiev forneça detalhes sobre a utilizado por seu exército de mísseis terra-ar Buk e explique por que eles estão no leste da Ucrânia se os insurgentes não possuem aviação.
O ministério russo da Defesa afirmou na sexta-feira que os sistemas de mísseis Buk do exército ucraniano, o tipo de armamento suspeito de ter causado a queda do avião, estavam ativos no dia da catástrofe.