Jornal Estado de Minas

Air Algerie anuncia ter perdido contato com avião com 116 pessoas a bordo

A aeronave, um DC9, desapareceu após 50 minutos de voo, trajeto passou por área onde havia registro de temporal

Estado de Minas
Boeing MD-83 fazia o voo AH5017 e perdeu contato enquanto passava pelo espaço aéreo do Mali - Foto: REUTERS/Xavier Larrosa

Um avião da companhia aérea Air Algerie que ia de Burkina Faso para a Argélia, com 110 passageiros e seis tripulantes a bordo, foi dado como desaparecido nesta quinta-feira pela Swiftair, empresa espanhola que opera a aeronave. A empresa anunciou nesta quinta-feira ter perdido o contato com um de seus aviões, alugado de uma companhia espanhola, 50 minutos após sua decolagem de Uagadugu, a capital de Burkina Faso.

Canais de notícias do Mali e Argélia informaram que havia uma instabilidade climática na zona em que a aeronave perdeu o controle. A rota do voo passa pela espaço aéreo do Mali, que teve o norte do país ocupado durante vários meses em 2012 por grupos armados jihadistas e desde então registra conflitos armados. A Air Algerie colocou em andamento um plano de emergência, segundo o texto. Dois caças Mirage 2000 do exército francês foram mobilizados para ajudar nas busca pela região.

Em agosto de 2003, a Air Algerie registrou seu maior acidente, com a queda de um Boeing 737-2T4, que caiu logo depois de decolar do aeroporto de Tamanrasset, matando 102 pessoas e deixando um sobrevivente.

"Os serviços de navegação aérea perderam o contato com um avião da Air Algerie que voava nesta quinta-feira de Uagadugu a Argel, 50 minutos após a decolagem", anunciou a companhia pública argelina, citada pela agência APS. O MD-83 que fazia o voo AH5017 deveria ter pousado às 5h10 GMT (2h10, de Brasília), mas não chegou ao seu destino, informou a Swiftair.

"O avião não estava longe da fronteira argelina quando pedimos que desviasse sua trajetória devido à má visibilidade e para evitar um risco de colisão com outro avião que cobria a rota Argel-Bamaco", acrescentou uma fonte da Air Algerie. "O sinal foi perdido após mudar de rumo", explicou.

"A Air Algerie informa que os serviços de navegação aérea tiveram o último contato com o voo AH 5017 que cobre o trajeto entre Uagadugu e Argel neste 24 de julho à 01h55 GMT (22h55, de Brasília), ou seja, 50 minutos após a decolagem", afirma o comunicado, que também informa não ter nenhum contato com a tripulação até o momento.

Segundo o site da empresa, a Air Algerie realiza quatro voos por semana em direção a Uagadugu. De acordo com uma fonte da companhia, trata-se de um DC9 alugado pela Air Algerie de uma companhia espanhola cujo nome não foi divulgado.

Segundo o jornal francês "Le Monde", pelo menos 50 franceses estavam no voo.
O jornal também avaliou que dificilmente os insurgentes do Mali teriam armas capazes de abater uma aeronave em altitude de cruzeiro.

Com agências.