Esta é a quinta mensagem sobre a situação no Iraque que o papa Francisco publica, em menos de 24 horas, na rede social, em que é seguido por mais de 16 milhões de pessoas e que está disponível em nove idiomas, entre eles o árabe.
No Norte do Iraque, os jihadistas do Estado Islâmico (EI) têm perseguido, nos últimos tempos, fiéis de outras religiões, muitos deles cristãos, obrigando-os a abandonar suas casas para fugir da violência.
Na sexta-feira (1º), o Vaticano anunciou a decisão de enviar ao Norte do Iraque o perfeito da Congregação para a Evangelização dos Povos, o cardeal Fernando Filoni, com o objetivo de manifestar solidariedade à população, sobretudo à cristã.
Filoni foi, de 2001 a 2006, núncio da Jordânia e do Iraque e o único diplomata que não abandonou o país durante a guerra de 2003, lembrou o porta-voz do Vaticano, Federico Lombardi.
Nessa primeira viagem, o perfeito da Congregação para a Evangelização dos Povos deve levar a primeira ajuda econômica do papa à população. Em setembro, deve ocorrer no Vaticano uma reunião com os núncios da região.
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, declarou hoje que o conflito no Iraque não deve ser resolvido nas próximas semanas. A declaração foi feita um dia depois dos primeiros ataques norte-americanos para conter o avanço dos jihadistas do Estado Islâmico no Norte do país..