Desde que o desafio do balde de gelo foi lançado nos Estados Unidos, várias figuras importantes no país aderiram à campanha.
Bush começa o vídeo dizendo que não acha "presidenciável" jogar um balde de água gelada na cabeça e que vai fazer um cheque para a ALS Association (associação que financia pesquisas para encontrar a cura da doença e serviços para os portadores da esclerose lateral amiotrófica). É então que a ex-primeira dama americana entra na brincadeira e cumpre o desafio virando o balde na cabeça do marido. "O cheque é meu. Não quero estragar meu penteado", brinca a ex-primeira-dama.
Segundo Bush, várias pessoas já o tinham desafiado nos últimos dias para chamar atenção para a campanha. Entre elas a filha, Jenna Bush Hager, o jogador de golfe Rory McIlroy, o proprietário do New York Jets Woody Johnson e o treinador Jim Harbaugh, do San Francisco 49'ers – ambas equipes da NFL (Liga de Futebol Americano).
Para completar o desafio – e chamar ainda mais atenção para a campanha – Bush desafia o "seu amigo" e também ex-presidente Bill Clinton. Nesta semana, o atual presidente Barack Obama disse que não ia realizar o desafio, mas que iria fazer uma doação para a associação.
De acordo com a ALS, graças à campanha, que começou em 29 de julho, já foram arrecadados US$ 5,7 milhões em doações, quase cinco vezes mais que a organização recebeu no mesmo período do ano passado (US$ 1,2 milhão).
Entenda a campanha
A estimativa é de que 15 mil pessoas no Brasil tenham esclerose lateral amiotrófica ou ELA.