O diretor da agência espacial americana (Nasa), Charles Bolden, e seu colega da agência indiana (Isro), K. Radhakrishnan, assinaram nesta terça-feira dois acordos de cooperação, que incluem o lançamento de um satélite comum de observação da Terra e o estudo de futuras missões conjuntas de exploração de Marte.
O satélite Nasa-Isro, ou Nisar, com lançamento previsto para 2020, permitirá fazer observações e missões detalhadas dos mais complexos processos do planeta, como perturbações dos ecossistemas, erupções vulcânicas, degelo dos glaciares, terremotos e tsunamis.
Um grupo de trabalho conjunto sobre Marte tentará identificar e implementar objetivos científicos e tecnológicos compartilhados pela Nasa e a Isro.
Segundo um comunicado, o grupo se reunirá uma vez ao ano para planejar atividades conjuntas entre os dois países, incluindo uma cooperação em missões futuras ao planeta vermelho.
Nasa e Isro acabam de colocar uma nave espacial na órbita marciana. A sonda americana Maven, a primeira dedicada à observação da atmosfera de Marte, chegou ao seu destino em 21 de setembro, enquanto a nave indiana MOM, a primeira enviada pelo país asiático ao planeta vermelho, alcançou a órbita marciana em 23 de setembro.
As duas agências espaciais já estão cooperando no campo espacial, após a assinatura de um acordo-marco em 2008.