Jornal Estado de Minas

Homem com supostos sintomas de ebola é internado no Chile

Recém-chegado da África foi hospitalizado neste domingo em Santiago, informou o ministério da Saúde chileno

AFP

Um homem de 54 anos que chegou ao Chile procedente da África há uma semana foi internado neste domingo em um hospital de Santiago por apresentar supostos sintomas de Ebola - informou o ministério da Saúde chileno.


"Segundo os protocolos estabelecidos, o paciente foi isolado imediatamente para avaliar seu estado de saúde e prevenir possíveis situações de contágio no centro hospitalar", informou o comunicado.
O homem, cujas iniciais são J.G.F., chegou à emergência do hospital Barros Luco, no sul de Santiago, com "sintomas febris" às 12h30 locais e os primeiros antecedentes indicam que ele esteve na África entre 9 de junho e 5 de outubro, quando voltou ao Chile, via Espanha. O paciente esteve na Guiné Equatorial, "onde não se registram oficialmente casos de Ebola" - reforçou o comunicado.

Após ser internado, o hospital ativou de imediato os protocolos acordados com a Organização Mundial de Saúde (OMS), que declarou como "evento de saúde pública internacional" a situação do Ebola. Do lado de fora do hospital estavam muitos familiares e parentes de outros pacientes, que foram retirados da emergência.