Jornal Estado de Minas

EUA confirmam primeiro caso de Ebola contraído no país

Centro para Controle e Prevenção de Doenças (CDC) anunciou primeira contaminação ocorrida em solo americano. Infectada é uma enfermeira que tratou o liberiano Thomas Eric Duncan, falecido no dia 4 de outubro

AFP

Autoridades inspecionam casa onde mora a enfermeira infectada com o vírus, no Texas - Foto: MIKE STONE / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / AFP
O Centro para o Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC) confirmou neste domingo o primeiro caso de Ebola contraído em solo americano, de uma funcionária de um hospital do Texas que havia atendido um liberiano vítima desta doença.

"Os exames realizados na noite de sábado mostram que a funcionária do setor de saúde do Hospital Presbiteriano de Dallas está infectada com Ebola", anunciou o CDC em um comunicado. A paciente formou parte da equipe que tratou o liberiano Thomas Eric Duncan, falecido no dia 4 de outubro.

Esta notícia "é naturalmente preocupante para a paciente, sua família, seus colegas e para a cidade de Dallas", afirma o comunicado, acrescentando que o CDC e os serviços de saúde do Texas "continuam acreditando que uma propagação da infecção pode ser evitada com medidas de saúde pública adequadas". Uma pessoa que esteve em contato com a paciente foi identificada e está sob vigilância, indica o comunicado.

Quando o caso já havia sido detectado, mas ainda não confirmado, as autoridades de saúde atribuíram esta primeira contaminação por Ebola nos Estados Unidos a erros da enfermeira no protocolo de proteção.

O hospital, no entanto, insistiu no fato de que a paciente - que pediu que sua identidade seja completamente preservada - tinha os equipamentos recomendados pelo CDC (máscara, luvas e roupa de proteção).

A febre hemorrágica do Ebola deixou 4.033 mortos de um total de 7.399 casos detectados em sete países (Serra Leoa, Guiné, Libéria, Nigéria, Senegal, Espanha e Estados Unidos), segundo o último balanço divulgado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) no dia 8 de outubro.