Sete em cada dez americanos têm uma opinião ruim sobre a maior economia do mundo, e quase o mesmo número mostra desconfiança em relação ao atual governo, dando vantagem aos republicanos a uma semana das eleições legislativas - revelou uma pesquisa publicada nesta terça-feira.
De acordo com a enquete realizada pela rede ABC e pelo jornal "The Washington Post", 65% dos americanos desaprovam o presidente democrata Barack Obama e culpam mais os seus colegas de partido do que os republicanos (três contra um) pelas dificuldades do país.
Três em cada dez americanos afirmam que, em 4 de novembro, votarão nas eleições legislativas para castigar o presidente - duas vezes mais do que os que afirmam que apoiarão Obama com seu voto.
Apesar da diminuição do desemprego e dos sinais de crescimento da economia, 70% dos americanos fazem uma má avaliação sobre o desempenho da economia. Além disso, seis em cada 10 dizem que sentem pouca, ou nenhuma confiança no governo para resolver a crise.
Diante de problemas como a chegada do vírus Ebola aos Estados Unidos e o avanço do grupo Estado Islâmico (EI), os entrevistados consideram que o governo terá menos tempo para se encarregar de problemas locais.
Para 46% dos americanos, os republicanos controlarão o Senado, contra 33% que acreditam no contrário. Entre aqueles propensos a votar na próxima semana, 50% dizem que votarão nos republicanos, e 44%, nos democratas.
A pesquisa foi realizada entre 23 e 26 de outubro, por telefone, em inglês e espanhol. Foram entrevistadas 1.204 pessoas, das quais 1.032 são eleitores registrados. A margem de erro é de três a quatro pontos.