Jornal Estado de Minas

Foguete de carga da Nasa explode seis segundos após lançamento

Veículo transportava uma outra nave, chamada Cygnus, carregada com suprimentos, experimentos científicos e equipamentos que seriam entregues para a Estação Espacial Internacional

Estado de Minas

Foguete Antares explodiu seis segundos após o lançamento, na Virgínia - Foto: AFP PHOTO/NASA

Um foguete não tripulado da companhia Orbital Sciences explodiu, nesta terça-feira, seis segundos após o lançamento da missão de reabastecimento da Estação Espacial Internacional (ISS), informou a Nasa.

"O foguete Antares sofreu um acidente logo após a decolagem", reportou o centro de controle da missão da Nasa, em Houston, Texas. Segundo a agência, o veículo era de carga e transportava uma outra nave, chamada Cygnus, carregada com suprimentos, experimentos científicos e equipamentos que seriam entregues para a Estação Espacial Internacional (ISS).

"Nós perdemos o veículo Orb-3", afirmou o comentarista da TV da Nasa, após a decolagem na Ilha Wallops, na Virgínia. O foguete tinha a altura de um prédio de 14 andares.

Ainda de acordo com a Nasa, a Orbital Sciences relatou que ouve uma anomalia e que fará uma avaliação da situação. Os danos provocados pela explosão ainda não foram divulgados. A missão, conhecida como Orb-3, era a quarta viagem da Orbital Sciences para a ISS, incluindo uma demonstração inicial.

"Neste momento parece que os danos estão limitados à instalação" de lançamento, acrescentou o comentarista da Nasa. "Não há indícios de que haja funcionários em risco, embora tenhamos significativos danos à propriedade e significativos danos ao veículo", prosseguiu.
(Com AFP)

.