Jornal Estado de Minas

EUA: resultados provisórios das eleições de meio de mandato

AFP

Os republicanos foram os grandes ganhadores das eleições legislativas de meio de mandato, terça-feira, nos Estados Unidos.

Segue abaixo a lista com os principais resultados provisórios da eleição, segundo diferentes veículos da imprensa americana:

SENADO

- Nesta eleição, onde mais de um terço (36) das 100 vagas do Senado se renova, os republicanos já passaram de 45, chegando a 52 até o momento.

Ainda podem atingir 54 assentos.

- Os democratas, que controlavam a maioria desde 2006, perderam sete cadeiras, caindo de 55 para 45 senadores. Esse número inclui dois independentes que agora votam com os democratas.

- Os resultados finais ainda não foram divulgados na Virgínia (leste), onde o candidato democrata proclamou vitória; e no Alasca, onde o democrata em final de mandato se dirige para uma provável derrota.

- Um segundo turno será organizado em 6 de dezembro em Louisiana (sul), já que nenhum dos dois candidatos atingiu 50% dos votos na terça-feira. Também nesse estado o candidato democrata em final de mandato enfrenta dificuldades para manter o cargo.

CÂMARA DE REPRESENTANTES

- Os republicanos ganharam pelo menos 14 cadeiras das 435 da Câmara, que seria totalmente renovada na terça-feira. Ainda à espera dos resultados definitivos, os republicanos já contam com 243 vagas contra as atuais 235.

- Segundo os últimos resultados, os democratas passariam para 177, menos do que as atuais 200 cadeiras.

- A apuração continua em 15 distritos eleitorais.

GOVERNADORES

- Os republicanos conseguiram mais três estados dos 36 que escolheram um novo governador na terça-feira, com destaque para Massachusetts e Maryland, redutos democratas.

- O país conta agora com 31 governadores republicanos e 16 democratas.

- Três eleições se mantêm indefinidas: Alasca, Connecticut e Vermont.

REFERENDOS

- Salário mínimo: o aumento foi aprovado pelos eleitores de quatro estados - Alasca, Arkansas, Nebraska e Dakota do Sul.

- Cannabis: legalização aprovada em Oregon, Alasca e na capital federal, Washington, D.C., onde o Congresso pode aplicar seu veto (a legislação de Washington não permite a venda). Na Flórida, a consulta não atingiu os 60% necessários para autorizar o uso médico de cannabis.

- Aborto: fracasso dos referendos antiaborto no Colorado e na Dakota do Norte.

- OGM: a obrigatoriedade de rótulo nos alimentos OGM foi derrotada no Colorado. A apuração continua em Oregon.

.