Jornal Estado de Minas

Obama condiciona apoio do Irã contra Estado Islâmico a acordo nuclear

AFP

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, escreveu em segredo ao líder supremo do Irã para discutir uma possível cooperação na luta contra o grupo Estado Islâmico (EI), desde que haja um acordo sobre o programa nuclear iraniano, informou a imprensa americana nesta quinta-feira.

Em outubro passado, Obama teria enviado uma carta ao aiatolá Ali Khamenei.

Nela, o presidente se referia a uma "luta compartilhada" contra os militantes sunitas do EI. A informação foi publicada por "The Wall Street Journal", que afirma que esta seria a quarta correspondência de Obama a Khamenei desde 2009.

Segundo o jornal, nessa última carta, Obama insiste em que qualquer cooperação para combater os jihadistas do Estado Islâmico deve estar condicionada a um acordo amplo sobre o programa nuclear iraniano.

Sem confirmar, ou negar a informação, o porta-voz da Casa Branca, Josh Earnest, apenas desconversou, alegando que não discutiria a "correspondência privada entre o presidente (Obama) e qualquer outro líder mundial".

Irã e Estados Unidos não têm relações diplomáticas desde o ataque à embaixada americana em Teerã, em 1979, e a crise dos reféns que durou 444 dias.

.