O grupo islamita Boko Haram conquistou na segunda-feira o controle de Damasak, uma cidade do nordeste da Nigéria, na fronteira com Níger, o que provocou a fuga de centenas de habitantes, informaram nesta terça-feira fontes políticas e judiciais.
O ataque provocou várias mortes, de acordo com fontes municipais, que não revelaram detalhes.
Os soldados nigerianos fugiram com parte da população e se refugiaram em Níger, afirmou o senador Maina Ma'aji, representante do estado de Borno, epicentro da insurreição do Boko Haram.
Os combatentes islamitas se disfarçaram de comerciantes para entrar na cidade, que fica a uma centena de quilômetros da margem oeste do Lago Chade, segundo o senador.
"Não resta um só homem em Damasak.
Desde o início do ano, a milícia islamita assumiu o controle de 20 cidades nos estados de Borno, Adamawa e Yobe, onde afirma ter instaurado um "califado islâmico".
Na segunda-feira, o sultão de Sokoto, líder dos muçulmanos da Nigéria, acusou o exército de fugir covardemente ante os ataques do Boko Haram na região nordeste do país.
Mais de 13.000 pessoas morreram desde o início da insurreição do Boko Haram em 2009, que deixou 1,5 milhão de deslocados.
.