Jornal Estado de Minas

Morre comediante mexicano Roberto Bolaños, intérprete de 'Chaves'

AFP

O legendário comediante mexicano Roberto Gómez Bolaños, conhecido no Brasil como o personagem cômico Chaves, morreu nesta sexta-feira, aos 85 anos, informou a rede de televisão Televisa.

Conhecido por gerações de crianças latino-americanas por seus personagens "Chaves" e "Chapolin Colorado", Bolaños faleceu aos 85 anos, revelou a Televisa, onde o ator trabalhou por quase toda a sua carreira.

"Faleceu Roberto Gómez Bolaños", publicou a Televisa no Twitter, iniciando uma programação especial em homenagem ao ator, que enfrentava há anos problemas respiratórios e vivia no balneário de Cancún.

Segundo Joaquín López-Dóriga, principal âncora do telejornal da Televisa, Gómez Bolaños faleceu nesta localidade turística, onde vivia afastado há vários anos devido à saúde debilitada.

Em suas últimas aparições públicas, Gómez Bolaños sempre se deslocava com o auxílio de uma cadeira de rodas.

"Estou em estado de choque, jamais pensei que isto fosse me afetar tanto (...).

Vou lembrar sempre do seu sorriso", disse, chorando, o ator Édgar Vivar, o "Seu Barriga", da série Chaves.

Além de ator, Gómez Bolaños foi o criador de algumas das séries mais populares da história da televisão da América Latina, como o irônico anti-herói "Chapolin Colorado" e Chaves, o menino de rua que vivia em um barril em uma vila suburbana da Cidade do México.

.