A sede da Scotland Yard foi vendida para um fundo de investimento com sede em Abu Dhabi por 370 milhões de libras (468 milhões de dólares), anunciou nesta terça-feira o prefeito de Londres em um comunicado.
Considerada inadequada para as condições de trabalho modernas e muito cara para manter, a construção de 56.000 m2 localizada em Victoria Street, uma das ruas mais movimentadas da capital, foi colocada à venda no início de setembro.
O endereço, que abriga a polícia londrina desde 1967, foi vendido ao fundo Abu Dhabi Financial Group (ADF&G;) por 120 milhões de libras (152 milhões de dólares) mais do que o preço de venda fixado inicialmente (250 milhões de libras).
A prefeitura garante que o dinheiro da venda servirá para modernizar a força policial, equipar os agentes com equipamentos de última geração, tais como coletes de proteção com câmeras ou tablets.
Enquanto a antiga sede da Scotland Yard deve ser transformada em um edifício residencial, comercial e hotel, os policiais deverão se mudar para o Curtis Green, um edifício menor no Victoria Embankment, às margens do Tâmisa.
Questionado sobre esta nova aquisição de um complexo habitacional de Londres por um fundo estrangeiro, o prefeito Boris Johnson disse que a origem do comprador não foi o problema.
"E quem pensa o contrário é, eu temo, completamente ignorante do funcionamento da economia", disse ele.
Onze potenciais compradores estavam na corrida para a aquisição deste edifício.
O fundo já está envolvido em outro grande projeto imobiliário no centro de Londres, o de construção de dezenas de apartamentos de luxo, spa e de um restaurante em um terreno ao lado do Palácio de Buckingham, conhecido como o "1 Palace Street".